Nossa História

Originou-se Queluz de um aldeamento de índios Puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado à vila em 1842, passando a município em 1876. Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.
O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes como a fazenda Restauração, casarios no centro histórico e a Estação Ferroviária.
O município detém uma riqueza ambiental, coroada pela Serra da Mantiqueira e atrativos turísticos de potencial como as Águas da Marambaia, além de estar situado em suas terras o Pico da Pedra da Mina com os seus 2.798m, o 4º maior pico do país.
Fundação: 04 de março de 1842
A cidade conta com aproximadamente 11 325 hab. Censo IBGE/2010




Escola Municipal Capitão José Carlos de Oliveira Garcez
Projetado em 1913 pelo Engenheiro Isac Pereira Garcez, do Departamento de Obras Públicas, foi construído dois anos depois, em 1915. Já serviu de Quartel General das tropas Paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje funciona como prédio da Escola Municipal Capitão José Carlos de Oliveira Garcez.




Estação Ferroviária de Queluz
Foi à primeira estação ferroviária do Estado de São Paulo a ser aberta ao tráfego em 1874 pela Estrada de Ferro D. Pedro II. Foi desta Estação que o trem blindado fez a sua estreia na Revolução de 1932. 
Hoje é um dos pontos turísticos do município que abriga o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), aberto a visita pública.




Centro Cultural Malba Tahan
Construído em 1824, possui dois andares, feito de alvenaria de pedra bruta e lavrada; madeira lavrada; taipa de pilão e taipa de mão. Na parte externa um jardim com aproximadamente 1.800 m². Construído inicialmente para ser Casa Paroquial e posteriormente serviu como Santa Casa de Misericórdia. Hoje abriga a Biblioteca Malba Tahan, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Acervo Histórico, Sala Aroldo Cardoso, Museu Arquiológico do Paraíba do Sul, e a Sala Malba Tahan.



Igreja Matriz de São João Batista
Construída com taipa e pilão, a Igreja Matriz de São João Batista foi o primeiro lugar destinado à celebração religiosa nesta cidade.


Ponte Governador Mario Covas sob o Rio Paraíba do Sul
Considerada um dos cartões postais da cidade, foi construída um pouco acima da ponte metálica que foi dinamitada durante a Revolução de 1932. Tem forma de um magnifico arco, foi inaugurada em 1937.




Filho ilustre
Queluz é a terra do escritor e matemático Júlio César de Mello e Souza, o famoso Malba Tahan. Através de suas obras foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil. Ele é famoso no Brasil, e no mundo por escrever suas lendas e histórias voltadas ao passado no Oriente Seu livro mais famoso e traduzido em varias línguas foi “O Homem que Calculava” livro pelo qual o transformou como celebre e renomado escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário